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27.12.25

Todo mundo odeia cores

Há algumas semanas a Pantone anunciou a sua cor para 2026: branco. Sem matiz, sem temperatura, apenas branco. Meu incômodo com essa escolha me levou a procurar por outras marcas que também anunciam suas cores do ano, mas encontrei apenas mais do mesmo: tons neutros e cores dessaturadas.

Segue abaixo uma imagem que reune as cores do ano de várias marcas internacionais, que encontrei por aí e não sei a fonte exata.

Uma das poucas exceções foi a cor "Azul Puro" da Coral, que apesar de ser escura e fria, possui uma saturação mais alta e todo o site a apresenta cercada de paletas coloridas e vivas, com tons de amarelo e rosa, por exemplo.

A Suvinil apresentou uma combinação um pouco mais viva também, trabalhando com a oposição do rosa e verde com "Tempestade" junto a "Cipó da Amazônia", mas o que achei mais interessante nessa divulgação foi o conceito, os interiores e os objetos apresentados, talvez mais do que as cores em si.

Contudo, a escolha de cores ainda foi bem criativa e eu particularmente achei bem coerente com o caminho que as tendências parecem percorrer nos próximos meses.

Enfim, essas foram apenas algumas exceções, porque a regra foi bem expressiva. Os mesmos tons de cinza, marrom, azul ou verde predominaram, sem muitas variações. E eu não acredito que haja algo de errado propriamente com as cores, mas sim com essa insistência por tantos anos seguidos.

As tendências da internet estão cada vez mais aceleradas e criativas e essas grandes marcas que antes possuiam muita credibilidade parecem não ter mais interesse em acompanhar o que está acontecendo. O que antes era sobre indicar tendências hoje parece muito mais sobre insistir incessantemente em uma era específica.

O que me anima é que quanto mais a indústria insiste nessas limitações, mais as pessoas acabam buscando por alternativas mais criativas por conta própria. No mais, um feliz ano novo e que tenhamos todos um 2026 mais vivo e criativo!

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