⊹ ₊ ݁ . c𝐲ᴀⁿ

4.12.25

Mais escala, menos identidade

UI maravilhosa do jogo Metaphor ReFantazio (2024).

Neste mês de dezembro estou comparecendo a minhas últimas aulas da faculdade de Design. Desde o início do semestre estou muito nostálgica, revisitando todo o longo caminho que foi percorrido até aqui. Boa parte dessa revisita ao passado consiste em navegar por blogs antigos no Internet Archive, e eu não deixo de notar o quanto as interfaces eram cheias de personalidade.

Cherry Bomb, Kawaii World, The Lovers, Go Imagine... centenas de blogs incríveis construídos por meninas adolescentes sem cursos de programação ou design, apenas muito tempo livre e ânsia por autoexpressão. E isso era apenas um pequeno nicho da internet. Saindo desses nichos, observando as grandes plataformas da época, tudo ainda era altamente customizável. Os perfis das redes sociais permitiam alterar capa, imagem de fundo, cor do perfil e afins, isso quando não permitiam edição livre com HTML.

De repente, todos os aplicativos tem a mesma cara. Tudo precisa seguir padrões bem específicos e ser moldável para a responsividade, alternância entre light e dark mode, acessibilidade, escalabilidade, etc. Os efeitos e decorações consistem em filtros já prontos. Na maior parte do tempo isso é muito bom, pois tornou a internet bem mais acessível, mas de vez em quando sinto falta dessa internet onde cada espaço tinha sua identidade.

Será que no futuro, quando as pessoas já estiverem totalmente familiarizadas com as telas, haverá algum movimento no design de interface similar ao que foi o pós-modernismo no design gráfico? Um rompimento no mobile first e todos-os-first para algo mais caótico e expressivo? É bem possível que já exista algo do tipo e eu só não saiba, mas seria interessante ver essa pegada nas interfaces fora do universo dos jogos - que por sinal são muito criativas, vide a imagem do post.

4 comentários

  1. Eu sinto muita falta dessa personalização que a gente tinha nas redes sociais! Lembro que no Orkut eu fazia banners com fotos minhas e conseguia colocar na bio do perfil usando markdown :O Hoje tiraram até a pequena alegria de poder escolher a cor dos links do perfil do twitter...

    Acho que não estamos muito longe de presenciar um "revival" da personalização online. Vejo que cada vez mais pessoas estão ficando de saco cheio do minimalismo e buscando alternativas (neocities, blog, carrd). Pode ser também só que a bolha que eu participo se sinta assim, mas estou torcendo muito para virar uma tendência global!

    Seu blog está lindo e fiquei muito feliz de ver o CB ali nos blogs favoritos! Ainda estou trabalhando no blog, mas vou dedicar um cantinho para linkar outros blogs e o seu com certeza estará lá (❁´◡`❁)

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, essa remoção dos links coloridos no twitter foi colocar o último prego no caixão. Já cheguei a ver alguns sites bem legais no carrd, mas confesso que preciso explorar mais e dar uma olhada nos do neocities! Estou otimista que esse movimento vai ganhar mais força.

      Fico honrada com sua visita e de saber que estarei pelo CB! Obrigada pelo carinho! 🩵

      Excluir
  2. me sinto da mesma forma, acho que temos que procurar apoiar cada vez mais lugares assim na web. a nostalgia hoje em dia é um escape para nós que vivenciamos isso na infância e agora somos adultos que vivem no mundo digital sem personalidade. Imaginava que tudo que já estivesse aqui pudesse simplesmente permanecer, mas infelizmente não é assim... ainda temos que recorrer a sites como internet archive e com muita sorte conseguirmos interagir ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, precisamos apoiar esse tipo de espaço pra incentivar sua existência. Uma fada morre toda vez que um site legal para de funcionar assim do nada. 😭 Parece que tudo de legal foi sumindo pra dar espaço a mais do conteúdo genérico de sempre.

      Amg, adorei que você comentou aqui! Se quiser fazer um blog um dia, tem minhas mões à sua disposição pra fazer um layout bem wacky e colorido!

      Excluir